Apresentação e Histórico do CT

Centro de Tecnologia – Uma tradição que se renova

A trajetória de desenvolvimento socioeconômico do Ceará passa pela história do Centro de Tecnologia da UFC (CT/UFC). Desde a implantação do processo de industrialização cearense, ainda nos tempos da Escola de Engenharia, a UFC qualifica profissionais para dar suporte aos avanços dos setores produtivos locais.

Há 60 anos, egressos do CT/UFC apresentam soluções para vencer o desafio de fazer crescer a economia, preservando o meio ambiente e buscando qualidade de vida às populações.

O Estado do Ceará cresceu junto com a UFC e a antiga Escola de Engenharia transformou-se em um moderno centro que, hoje, forma cerca de 400 profissionais por ano nas áreas da Engenharia e da Arquitetura.

Referência regional e nacional em Ciência aplicada ao desenvolvimento econômico e social, o Centro de Tecnologia da UFC tem uma história que se renova a cada ano letivo, a cada projeto, a cada novo trabalho desenvolvido a serviço da sociedade.

Missão

Produzir, transferir e difundir conhecimentos científicos e tecnológicos nas áreas de Engenharia e Arquitetura, interagindo com as demais áreas do conhecimento, para atender às necessidades da sociedade, prioritariamente da região, através do ensino, da pesquisa e da extensão, com o objetivo de transformá-la, tornando-a mais justa, humana e produtiva.

Histórico

Através da Lei n° 2.383, de 03 de Janeiro de 1955, do Deputado Federal Walter Bezerra de Sá, foi instituída a Escola de Engenharia. Em 20 de dezembro de 1955, através da Lei n° 2.700, a Escola foi incorporada à UFC e instalada no dia 21 de janeiro de 1956. Dezoito anos mais tarde, em 02 de março de 1973, o Decreto 71.882 instaurou o atual Centro de Tecnologia, unindo a ele a Escola de Engenharia e a Escola de Arquitetura e Urbanismo.