Professor da UFRJ apresenta aplicações práticas em processamento de sinais

Data de publicação: 5 de junho de 2015. Categoria: Notícias

Próxima segunda-feira(8), às 9 h, no auditório do bloco 725 (Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra)o professor do Programa de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Sérgio Lima Netto fala sobre aplicações práticas das pesquisas em processamento de sinais.

A palestra é organizada pelo Departamento de Engenharia de Teleinformática da UFC (DETI).Projetos desenvolvidos pelo professor utilizam a técnica para seleção automática de momentos em transmissões de futebol, identificação de defeitos mecânicos em máquinas rotativas, estimação de frequência em sinais (cos)senoidais e detecção automática por vídeo de objetos abandonados.

Conheça o palestrante:

Sergio L. Netto é formado em Engenharia Eletrônica pela UFRJ (1991) e tem mestrado (COPPE/UFRJ, 1992) e doutorado (Univ. Victoria, Canadá, 1996) em Engenharia Elétrica. Em 1997, Sergio se tornou professor do Depto. Eletrônica (Poli/UFRJ), onde atua atualmente como Prof. Titular.

Dr. Sergio é (co-)autor dos livros “Digital Signal Processing: System Analysis and Design”, (com os Profs. Paulo S. R. Diniz e Eduardo A. B. da Silva) 2a edição, Cambridge University Press, 2010;”Construções Geométricas: Exercícios e Soluções”, Sociedade Brasileira de Matemática, 2009;”A Matemática no Vestibular do IME”, VestSeller, 2011; “A Matemática no Vestibular do ITA”, VestSeller, 2013.

Seus interesses em ensino e pesquisa residem nas áreas de Filtragem Adaptativa, Processamento Digital de Sinais, Teoria da Informação e
Educação Matemática.