Pesquisas em Engenharia Química estão entre as referências mais citadas no Google Acadêmico

Data de publicação: 7 de abril de 2015. Categoria: Notícias

Pesquisas de 20 professores da Universidade Federal do Ceará estão entre as referências bibliográficas mais citadas em artigos científicos brasileiros segundo o Ranking Web of Universities, levantamento feito em fevereiro, a partir do banco de dados do Google Acadêmico (Google Scholar). Dos professores da UFC como maior h-index, métrica utilizada para medir o impacto e repercussão das pesquisas na internet, três são do Departamento de Engenharia Química da UFC.

Fabiano Fernandes, coordenador do Núcleo de Análise e Desenvolvimento de Processos (NADP) teve 2172 citações; Diana Azevedo, coordenadora do Grupo de Pesquisa em Adsorção (GPSA) teve seus estudos mencionados em 1472 trabalhos acadêmicos e Luciana Gonçalves, coordenadora do Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento de Processos Biotecnológicos (GPBio) teve seus estudos como referência em 1071 artigos. O censo do Google acadêmico (Google Scholar Citations) é feito com as informações fornecidas pelo pesquisador em seu perfil público. A triagem ainda passa por atualizações.

A coordenadora do GPSA aponta que seu estudo com maior número de citações trata sobre catalisadores heterogêneos para produção de biodiesel. Publicado em 2008, o estudo resulta da da cooperação entre pesquisadores da UFC e da Universidade de Málaga, na Espanha. Sua tese de doutorado sobre separação contínua de açúcares (2001) e a linha de pesquisa em adsorção de gases para armazenamento e separação financiada pela PETROBRAS também serviram de referência para centenas de artigos acadêmicos.

“Existe uma preocupação crescente em divulgar o conhecimento científico gerado para o público mais amplo possível a fim de que este conhecimento possa ser replicado, validado e que a sociedade possa se beneficiar direta ou indiretamente deste conhecimento. De nada vale realizar uma grande descoberta ou propor uma invenção inovadora, se isto não é dado a conhecer”, afirma a professora.

Para fornecer informações para o Google Scholar Citation, o pesquisador manter as informações de seu perfil atualizadas.

Confira o Ranking Web of Universities

Entrevista –  Diana Azevedo, professora do curso de Engenharia Química e coordenadora do Grupo de Pesquisa em Adsorção da UFC (GPSA)

professora diana

CT – Qual a importância para o pesquisador da repercussão de seus estudos na internet?

Prof.ª Diana Azevedo -A repercussão dos estudos de um pesquisador, auferida através de várias métricas por distintas entidades (Google, Scopus, Web of Science, etc.), tem importância para o pesquisador na medida em que tais métricas são utilizadas pelos órgãos de fomento à pesquisa como um critério de julgamento para a concessão de auxílios, por exemplo. Quanto maior o impacto do trabalho realizado por um pesquisador, mais chance ele terá de conseguir captar financiamento para seguir pesquisando.

Existe uma preocupação entre os professores em divulgar suas pesquisas nas internet? Há uma orientação da Universidade, MEC ou Cnpq sobre isso?

Existe uma preocupação crescente em divulgar o conhecimento científico gerado para o público mais amplo possível a fim de que este conhecimento possa ser replicado/validado e que a sociedade em geral possa se beneficiar direta ou indiretamente deste conhecimento. De nada vale realizar uma grande descoberta ou propor uma invenção inovadora, se isto não é dado a conhecer.

Publicar descobertas e invenções em veículos que o divulguem de uma forma massiva – como através da internet  tem sido estimulado pelas universidades, que usam a produção científica como um dos critérios de progressão na carreira docente. Também pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundações de Amparo à Pesquisa, que também adotam a produção científica e seu impacto como critério para a concessão de financiamento e pelo Ministério da Educação, particularmente a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, que adota a produção intelectual como um dos critérios mais importantes na avaliação dos programas de pós-graduação.

Você considera o h-index uma métrica adequada para a produtividade e impacto das pesquisas?

O estímulo a produção científica citado acima tem evoluído de um aspecto meramente quantitativo para um aspecto qualitativo nas últimas décadas. É preciso publicar, mas antes de tudo é preciso publicar conteúdo de qualidade. O índice-h é uma tentativa de aquilatar a qualidade da produção de um pesquisador através do impacto sobre a comunidade, mensurado pelo número de citações. Não é um índice perfeito. Pode estimular a autocitação sem critério, a formação de clubes de autores ou editores que se citam mutuamente, entre outras práticas pouco éticas.

Além disso, pensemos num caso extremo. Um pesquisador que publique um só artigo na Nature que receba mais de 10.000 citações indubitavelmente faz ciência de altissima qualidade. Mas este pesquisador poderia ter índice-h igual a 1, se seus outros artigos não fossem citados. Portanto, o índice-h e outros índices análogos representam um avanço no sentido de tentar mensurar o impacto/reconhecimento de um pesquisador por seus pares, mas não pode ser entendido como critério único para avaliar a trajetória de um pesquisador.