Palestra com professor Álvaro Puntoni integra comemoração dos 50 anos do curso de Arquitetura

Data de publicação: 11 de junho de 2015. Categoria: Notícias

Comemorando os cinquenta anos de sua fundação, o curso de Arquitetura e Urbanismo da UFC recebe o professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUSP), Álvaro Puntoni, para palestra no dia 15 de junho, às 17 h, no Auditório Castelo Branco, localizado na Reitoria da UFC.

Há treze anos, o Puntoni leciona FAUSP e na Escola da Cidade, faculdade de Arquitetura e Urbanismo, localizada no centro de São Paulo, da qual é sócio fundador e onde coordena o curso de especialização “América: um olhar através da arquitetura”.

No final da década de 80, cursou Arquitetura da USP, onde também titulou-se mestre e doutor. Associando-se a colegas, fundou o escritório SPBR Arquitetos, do qual fez parte até 2004.

Em 1991, venceu o concurso nacional com o projeto do Pavilhão do Brasil na Expo 92 realizada em Sevilha, na Espanha. Suas obras compõem exposições internacionais como em “Coletivo – Arquitetura Paulista Contemporânea” que percorreu as cidades de Lisboa, Zurique e St. Louis.

Atualmente, integra o Grupo SP, equipe dedicada a elaboração de concursos de arquitetura, projetos para ONGs e instituições públicas e à análise da produção arquitetônica. São de autoria desse coletivo o desenho para o Museu da Tolerância da USP e da nova frente do Teatro Castro Alves na Bahia Memorial à República na cidade de Piracicaba.

Puntoni destaca como referências para o seu trabalho a arquitetura social de João Batista Vilanova Artigas, iniciador da Escola Paulista, que aplicava com precisão a técnica construtiva e o uso dos materiais. Também cita o arquiteto modernista Affonso Eduardo Reidy, autor Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ), defensor da valorização do espaço público e da integração das obras à paisagem urbana.