Departamento de Engenharia Mecânica

Laboratório de Metrologia Mecânica – LAMETRO

O Laboratório de Metrologia Mecânica do DEMP/UFC – LAMETRO atua a mais de quinze no apoio ensino da metrologia para alunos de graduação, no apoio as pesquisas para os diversos cursos da UFC e na atividade de extensão com calibração de padrões, máquinas e instrumentos de medição nas áreas dimensional (comprimento e ângulo), força, torque e pressão para universidades, centros de pesquisa e empresas locais e regionais.

É o único laboratório de universidade pública no Norte e Nordeste acreditado pela Cgcre/Inmetro para área de pressão (Acreditação no. 261) e, portanto, opera com um Sistema da Qualidade conforme a Norma ISO/IEC 17025/05.

Coordenador do laboratório: Prof. Dr. Luiz Soares Júnior
Gerente Técnico: Robson Alencar (ASTEF/LAMETRO)
Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra – Centro de Tecnologia – Bloco 714
CEP 60.455-960 – Fortaleza – CE
Fones: (085) 3217 1410/3366 9632 – ramal 231
Fax: (085) 3217 1410
Skype: Lametro.ufc
Sítio: www.lametro.ufc.br
E-mail: lametro.ufc@gmail.com

Laboratório de Protótipos Educacionais e de Mecatrônica – LPEM

Este laboratório é utilizado para o desenvolvimento de protótipos utilizados em competições educacionais ou projeto estudantis individuais. Este laboratório serve de apoio aos cursos de graduação em Engenharia Mecânica e Engenharia de Energia Renováveis. O LPEM se baseia nos princípios educacionais da Robótica Livre. Os protótipos mais recentes foram o VANT – veículo Aéreo não ripulado para participar da Competição SAE Brasil Aerodesign e um robô para a Competição Guerra de Robôs (em construção). O LPEM conta com computadores, osciloscópios, máquinas operatrizes e componentes eletrônicos para montagem de circuitos digitais.

Coordenador: Prof. Carlos André Dias Bezerra
Endereço: Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra – Centro de Tecnologia – Bloco 715
Fone: 85 33669632

Laboratório de Aerodinâmica E Mecânica dos Fluidos (LAERO)