Internet das coisas é tema de palestra no curso de Engenharia de Computação

Data de publicação: 3 de março de 2015. Categoria: Notícias

A conferência sobre soluções em semicondutores para o desenvolvimento da internet das coisas no Brasil marca o ingresso da primeira turma do curso de Engenharia de Computação da UFC. Nesta sexta-feira (06), às 10h, no Auditório do Centro de Tecnologia (Bloco 712) o presidente do Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (CEITEC) e professor doutor em microeletrônica, Marcelo Lubaszewski, apresenta a palestra voltada para alunos, professores e os profissionais da área de tecnologia da informação e comunicação.

O armazenamentona rede mundial das informações registradas em aparelhos eletrônicos de uso cotidiano é a evolução tecnológica conhecida como a internet das coisas. Pesquisadores investigam formas de convergência e transmissão de dados para aprimorar as novas gerações de dispositivos, cada vez menores e com maior capacidade de interação.

Presidente Interino da CEITEC Marcelo Lubaszewski, doutor em Microeletrônica pelo Instituto Nacional Politécnico de Grenoble na França e professor da Universidade Federal do Rio Grande Sul, Lubaszewski foi coordenador da Comissão Especial de Concepção de Circuitos Integrados da Sociedade Brasileira de Computação, conselheiro da Sociedade Brasileira de Microeletrônica e coordenador do Comitê Assessor de Microeletrônica do CNPq.

É membro do Comitê Gestor do Programa Brasil e do conselho do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas. A partir de 2011, primeiro como Superintendente e depois como Diretor, passou a liderar a equipe responsável pelo projeto de circuitos integrados da CEITEC S.A. Em julho de 2011,assumiu o cargo de presidente interino da Empresa.