Ex-alunos da UFC são campeões americanos em desafio internacional de produção de aço

Data de publicação: 16 de janeiro de 2015. Categoria: Notícias

Pela quarta vez, a UFC destaca-se no desafio internacional de produção de aço, o Virtual Steelmaking Challenge, desafio promovido anualmente pela Associação Mundial de Aço. Rodrigo Ramos, Matheus Paulino, Necy Alves e Marcos Daniel, engenheiros metalurgistas formados pela UFC venceram a etapa regional na categoria Indústria e são campeões das Américas em 2015.

steel making challenge 2015No início de janeiro, a World Steel Association (worldsteel) anunciou que dupla formada por Necy e Rodrigo, representantes da equipe, havia conseguido a melhor marca entre os competidores dos países americanos. 1.922 concorrentes de América do Norte e do Sul, Europa, África, Oriente Médio, Ásia, Oceania, China e Comunidade de Estados Independentes simularam, por meio do site do Desafio, a produção de aço líquido conforme o método de oxigênio básico (basic oxygen steelmaking simulation), buscando o melhor composto com menor custo em dólar por tonelada de aço.

Segundo Rodrigo, que trabalha mineradora Gerdau, o método é “típico de usinas siderúrgicas que possuem altos fornos para um refino de aço líquido a partir de ferro gusa (liga de ferro e carbono) que é o produto do alto forno”. Entre as 83.000 propostas, oito atingiram os melhores índices, entre elas a dos egressos da UFC, que agora organizam-se para a viajar para a capital da Bélgica, Bruxelas, em fevereiro, e competir na etapa mundial com os outros cinco finalistas em sua categoria.

Necy, Rodrigo, Mateus e Marcos são amigos de faculdade, época em que competiam na categoria estudante, hoje formados continuam participando do torneio e representar a universidade. “Era algo que a gente já vislumbrava há algum tempo: competir na categoria industrial levando o nome da UFC e buscando esse reconhecimento que a gente julga necessário para a metalurgia no Ceará. Estamos batalhando para motivar essa galera que está entrando. Achamos que existe um grande espaço de oportunidade e de apoio e nós, que somos dessa geração mais recente de engenheiros, estamos tentando oferecer isso à próxima”, explica ele.

UFC no pódio

Curso de Engenharia Metalúrgica da UFC se destaca em torneio mundial