Estudante de Engenharia Metalúrgica da UFC ganha Prêmio Inovação ABM

Data de publicação: 12 de janeiro de 2015. Categoria: Notícias

José Raphael Olegário, aluno do 9° semestre de Engenharia Metalúrgica da UFC, conquistou o 1º lugar da categoria “Estudante” no Prêmio Inovação ABM, promovido pela Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração, cujo objetivo é valorizar projetos de associados desenvolvidos em parceria entre empresa-universidade e/ou instituto de pesquisa. O projeto “Desenvolvimento do processo de tratamento térmico ao ar forçado do vergalhão CA50 em rolo via Stelmor” foi implementado com sucesso na Companhia Siderúrgica Nacional (CSN Aços Longos).

O trabalho do estudante tem como objetivo diminuir e apresentar as causas da heterogeneidade nos vergalhões CA50, o que causava desperdício de material no processo de produção. Os vergalhões CA50 bitolas finas em rolos produzidos via Stelmor são os produtos de maior demanda no mercado atualmente, por isso a importância de conseguir o máximo aproveitamento de seu material.

“Ser reconhecido nacionalmente, ainda como estudante, é muito gratificante. Estou extremamente feliz e pretendo dedicar-me a novos projetos com o Prof. Jeferson Leandro Klug”, revelou o premiado. O Prof. Jeferson Klug é o vice-diretor da Regional da ABM no Ceará e professor de Siderurgia do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da UFC.

O trabalho de José Raphael trouxe maior homogeneidade e controle de conhecimento do processo, além de ganho de qualidade do produto, atendendo à norma NBR 7480. Para o engenheiro Fernando Souza Cândido, gerente geral de Aços Longos da CSN, foi um privilégio fazer parte de um evento dessa magnitude, não só como patrocinador, mas como incentivador de uma inovação que trouxe resultados positivos para a própria companhia.

Com informações da ABM