Estudante da pós em Engenharia Química recebe duplo diploma de doutorado

Data de publicação: 11 de março de 2015. Categoria: Notícias

O estudante de pós-doutorado Cleiton Sousa, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PGEQ) da Universidade Federal do Ceará, receberá duplo diploma pela tese Desenvolvimento de estratégias para modulação de propriedades de enzimas por técnicas físico-químicas visando à otimização de biocatalisadores. O trabalho, realizado através de parceria entre a UFC e a Universidade Autônoma de Madri (UAM), investiga a produção de biocatalisadores, enzimas utilizadas em reações químicas, de forma mais eficiente.

“É muito importante não apenas para mim como também para a Universidade. Agora, no pós-doutorado, a ideia é ampliar essa biblioteca de biocatalisadores que temos aqui no departamento e que possam ser usados pela indústria, na elaboração de fármacos, combustíveis e alimentos”, destaca o pesquisador recém-aprovado para pós-doutoramento do PGEQ.

Defendida no dia 27 de fevereiro, a tese foi realizada através de um convênio de cotutela de tese de doutorado entre as duas instituições. O convênio possibilitou a Cleiton ter matrícula simultânea na UFC e na UAM, na Espanha. O trabalho é constituído de oito artigos científicos, quatro deles já se encontram publicados e disponíveis on-line. Os demais foram submetidos para publicação.

Durante o doutorado em Biociências Moleculares na UAM, Cleiton desenvolveu parte de sua tese sob a orientação do Prof. Roberto Fernández Lafuente, no Instituto de Catálisis y Petroleoquímica (ICP), centro de pesquisa pertencente ao Conselho Superior de Pesquisas Científicas (CSIC) da Espanha, localizado na UAM. Na UFC, a professora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química Luciana Rocha Barros Gonçalves foi a orientadora da pesquisa.

Segundo a Profª Luciana Gonçalves, o estudo de Cleiton se destaca pelo uso de um modelo de produção de catalisadores industriais de forma mais sustentável. “É uma área de produção de catalisadores biológicos e a vantagem desse estudo é que utiliza um processo chamado de ‘rotas verdes’, no qual se consegue produzir diversos produtos de interesse industrial com um menor impacto ambiental”, comenta.

A docente ressalta ainda a relevância do feito para a UFC e para a pós em Engenharia Química. “É muito importante esse título no sentido da internacionalização da Universidade e a ideia é que essa parceira com instituições de pesquisa de ponta seja mantida. Agora em abril vamos encaminhar nosso segundo estudante para o mesmo orientador. Para o Programa também é um diferencial. Já somos nota 5 na Capes e para chegar às notas 6 ou 7 a internacionalização é um diferencial”, afirma.

Cleiton Sousa foi bolsista do CNPq no doutorado do tipo sanduíche, pelo programa Ciência sem Fronteiras. Durante o período na Espanha, o pesquisador obteve 1º lugar na Sessão Pôster do 4th International Congress on Green Process Engineering, realizado em Sevilha. O trabalho premiado foi Improved catalytic properties of immobilized lecitase: chemical modification with 2,3,4-trinitrobenzenesulfonate, ethylendiamine or glutaraldehyde.

Com informações da Funcap.

Fonte: Cleiton Sousa, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química – fone: 85 3366 9611