Graduações em Engenharia, Arquitetura e Design da UFC são apresentadas a candidatos ao Enem dia 23 de maio

Data de publicação: 15 de maio de 2015. Categoria: Notícias

Pelo oitavo ano consecutivo, o Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará organiza o evento CT Quer Você, encontro entre professores e alunos de treze cursos de graduação e estudantes de escolas públicas e privadas, interessados nas formações da área tecnológica.

Durante a manhã de sábado (23.05), a partir das 8h, haverá palestras com os coordenadores dos cursos de Engenharia: Civil, Mecânica, Química, Elétrica, Produção Mecânica, Telecomunicações, Computação, Metalúrgica, Energias e Meio Ambiente (Engenharia de Petróleo, Engenharia de Energias Renováveis e Engenharia Ambiental), Arquitetura e Urbanismo e Design. Eles falarão sobre a área de atuação, o histórico do curso, os projetos de pesquisa e oportunidades de intercâmbio.

Em estandes montados no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra (Centro de Tecnologia UFC – Bloco 710), universitários destes cursos conversam com os milhares de visitantes, tiram dúvidas sobre o conteúdo do curso e a carreira profissional. Em salas de aulas, serão apresentados os trabalhos acadêmicos e projetos de extensão desenvolvidos por grupos de estudos.

Laboratórios também estarão abertos à visitação, monitores explicarão o funcionamento de equipamentos e a finalidade das pesquisas científicas. O evento, organizado pelo Centro de Tecnologia da UFC, é aberto ao público e ajuda os futuros ingressantes na escolha profissional.

Saiba mais

O Centro de Tecnologia surgiu em 1973, a partir da antiga Escola de Engenharia, que foi incorporada à UFC no ano de 1955. Hoje, o centro abriga tanto cursos tradicionais, como o de Engenharia Civil, que existe desde 1956, quanto formações de nível superior para novos nichos de mercado, como Engenharia de Petróleo e Design.

O corpo docente da unidade acadêmica é formado por 210 professores, 165 deles com título de doutorado. Esses pesquisadores, além de dedicarem-se ao ensino, desenvolvem pesquisas nos mais de 50 laboratórios.

Atualmente, cerca de 4.500 graduandos estudam no CT, onde têm a oportunidade de realizar intercâmbios em universidades parceiras na França, Estados Unidos e Alemanha, entre outros países. A cada ano, são selecionados, por meio do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), 814 novos ingressantes.

O resultado do último Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), divulgado em 2013, coloca o Centro de Tecnologia da UFC com os melhores índices do Nordeste. Foram avaliadas 1.330 graduações em Engenharia e Arquitetura de instituições públicas e privadas em todo o País. Na UFC, dos oito cursos avaliados, quatro posicionaram-se entre os dez primeiros. De acordo com a nota do Enade, a graduação em Arquitetura e Urbanismo foi avaliada como a terceira melhor em todo o Brasil; o Curso de Engenharia Elétrica foi o sexto e o único na UFC a alcançar nota máxima (cinco) no Conceito Preliminar de Curso (CPC); Engenharia Química, foi o oitavo e Engenharia Mecânica, o décimo.

Mapa Centro de Tecnologia