Debate internacional – A formação de engenheiros no Brasil e na França: desafios da próxima geração

Data de publicação: 18 de outubro de 2017. Categoria: Notícias

No contexto do processo seletivo do programa Duplo Diploma, o Centro de Tecnologia da UFC receberá esta semana uma comitiva de professores das escolas do grupo INSA (Instituts Nationaux des Sciences Appliquées).
A Diretoria Adjunta de Relações Interinstitucionais – DARI convida a comunidade acadêmica do CT/UFC para debater com os convidados do grupo INSA e os ouvirem falar um pouco da experiência vivenciada por lá. O foco da conversa estará nos currículos, que podem variar de uma escola para outra, mas que têm uma estrutura geral bem parecida. O debate será em inglês.

Debate internacional:
A formação de engenheiros no Brasil e na França: desafios da próxima geração
Data e Horário: 19 de outubro de 2017, às 14:00
Local: Sala do Conselho do CT
Convidados externos:
Isabelle Thibon, INSA de Rennes (Engenharia e Ciência dos Materiais)
Georg Koval, INSA de Strasbourg (Engenharia Civil)
Jérôme Fortineau, INSA Centre Val de Loire (Engenharia de Sistemas Industriais).

As temáticas a serem debatidas incluem, mas não se limitam às seguintes:
– integração entre ciclo básico e ciclo profissional (ensino de matemática e ciências)
– flexibilização curricular e definição de especialidades
– inserção de disciplinas de humanidades na formação do engenheiro
– abordagens de ensino baseadas em projeto (ou métodos de aprendizagem ativa)
– o projeto profissional e a inserção do aluno no mundo do trabalho
– a cultura da inovação e do empreendedorismo.

Este será o primeiro de uma série de eventos sobre internacionalização que a DARI está organizando aqui no CT até o início de novembro. Os demais serão anunciados em breve.

Fonte: Prof. Dr. Carlos Estêvão Rolim Fernandes – Diretor Adjunto de Relações Interinstitucionais do CT.