Conheça a CT News, a revista do Centro de Tecnologia da UFC

Data de publicação: 2 de outubro de 2018. Categoria: Notícias

Visando integrar alunos, professores, servidores técnico-administrativos e gestores em prol de uma unidade acadêmica ainda mais produtiva, a publicação eletrônica CT News é uma das apostas da Diretoria Adjunta de Ensino (DAE) do Centro de Tecnologia da UFC para promover o debate acerca de temáticas pertinentes ao seu cotidiano e manter um relacionamento mais próximo com as pessoas que já passaram por ali, sejam ex-alunos, ex-docentes ou demais interessados.

Inicialmente uma espécie de folhetim informativo de poucas páginas, a iniciativa de professores do Centro divulgava informações do cotidiano do CT e de interesse da sociedade no início da década de 1990. O então periódico impresso CT News circulou com tiragem restrita aos departamentos da Unidade Acadêmica, deixando de funcionar na mesma década em que foi criado. Mais de 20 anos depois, em 2017, o periódico foi reativado, trazendo o peso simbólico do resgate desse movimento da informação na história do CT.

Uma vez redesenhada, hoje a revista conta com as vantagens de seu novo formato de publicação, adaptado à era eletrônica. Por estar disponível em plataforma online, tem maior alcance e permite a aproximação não só da comunidade interna do CT. “Pode ser uma ferramenta para que os ex-alunos que estão fora há vinte anos, há trinta anos, há cinquenta anos possam acompanhar a vida, o dia a dia do Centro de Tecnologia”, diz o Diretor do Centro, Prof. Carlos Almir.

A CT News é produzida pela DAE através do apoio da Pró-Reitoria de Graduação. “Um grande ponto que nos deixa orgulhosos é saber que a CT News está sendo construída não só pela comunidade do CT, mas graças aos projetos de apoio à graduação da Prograd”, relata o Diretor-adjunto de Ensino do Centro de Tecnologia, Prof. Bruno Bertoncini. Segundo explica, a Pró-reitoria possibilitou o intercâmbio de saberes entre o CT e outras unidades acadêmicas por meio dos bolsistas do projeto.

De periodicidade bimestral, mesmo as edições passadas da revista podem ser consumidas, uma vez que a maioria das matérias são pensadas levando em consideração seu tempo de “envelhecimento”. A publicação serve também de documentação histórica da Unidade Acadêmica e como um inventário para quem quer conhecer mais sobre o Centro de Tecnologia.

Estão entre os conteúdos da CT News exemplos de práticas pedagógicas de sucesso adotadas por professores do Centro, bem como projetos de pesquisa desenvolvidas nos departamentos e ações de interesse de estudantes e professores e sociedade, por exemplo. A publicação eletrônica também estimula o reconhecimento de profissionais empenhados em dar o seu melhor pelo serviço público e a opinião de estudantes sobre questões de seu interesse em relação à Universidade.

EDIÇÕES — Em sua sexta edição, a revista do Centro de Tecnologia traz como matéria de capa os resultados da pesquisa aplicada pelo Núcleo de Orientação Educacional (NOE) do CT que traçou o panorama da integração acadêmica de estudantes do Centro, destacando as vivências deles em várias dimensões de sua vida na Universidade. As edições anteriores da e-revista neste ano versaram sobre a temática da evasão, um dos motes do investimento em comunicação da Diretoria Adjunta de Ensino.

Além da CT News, a DAE também possui outros canais de diálogo, como suas páginas no Facebook e Instagram. O objetivo dessas ações é informar sobre atividades vinculadas ao Centro, seja em extensão, ensino ou pesquisa, bem como incentivar a participação discente, contribuindo para um maior sentimento de pertença e consequente estímulo à permanência estudantil na Universidade.

Fonte: Diretoria Adjunta de Ensino do Centro de Tecnologia (DAE/CT), Bloco 710 – Diretoria do Centro de Tecnologia – Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. Fone: (85) 3366.9609 e-mails: daect@ufc.br