Comunicado sobre certificados de proficiência em língua francesa (Brafitec).

Data de publicação: 2 de fevereiro de 2018. Categoria: Notícias

A Diretoria Adjunta de Relações Interinstitucionais (DARI) do Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal do Ceará (UFC), no uso de suas atribuições regimentais, informa a todos os alunos dos cursos de graduação do CT/UFC e dos cursos cujos habilitados a participar do processo seletivo para bolsas de mobilidade acadêmica internacional pelos projetos Brafitec do CT/UFC:

• De acordo com comunicação oficial da CAPES, nos processos seletivos dos projetos Brafitec a partir deste ano de 2018, os Teste de Proficiência linguística devem obrigatoriamente ser em língua francesa e atingir o nível mínimo B1.
  • Os testes de proficiência com as notas abaixo de B1 (são elas: A1 e A2) não serão aprovados para receber a bolsa.
  • Os teste aceitos serão os seguintes*:
    TCF Capes (validade de 2 anos) – para projetos iniciados de 2015 a 2018 (TODOS OS DO CT/UFC);
    DELF ou DALF (sem vencimento) – para projetos iniciados de 2015 a 2018 (TODOS OS DO CT/UFC);
    Teste Capes/CNPQ (já extinto) será aceito desde que não tenha sido feito há mais de 1 ano da data de inscrição do Brafitec – apenas para projetos iniciados em 2015 e 2017.
    Teste de proficiência do centro de línguas da Instituição de Ensino Superior (IES) brasileira do estudante (validade de 1 ano) – apenas para projetos iniciados em 2015 e 2017;
  •  Portanto, os testes de proficiência realizados pelo Centro de Línguas da IES brasileira (no caso da UFC, a Casa de Cultura Francesa) não serão aceitos para os projetos novos da UFC (iniciados em 2018). Isto inclui dois novos projetos Brafitec do CT/UFC, o que representa em torno de 40% das bolsas previstas para este ano (este número pode variar em função da distribuição interna de bolsas entre as instituições brasileiros de cada projeto)
  • Desta forma, a fim de garantir a aceitação dos teste de proficiência em língua francesa pela CAPES, recomendamos que os alunos interessados em participar do processo seletivo se inscrevam e participem dos testes de proficiência (TCF, DELF/DALF) a serem realizados pela Aliança Francesa de Fortaleza, segundo calendários em anexo (atentar para para as datas de inscrição e levar em consideração que o prazo para emissão das declarações é de 45 dias após a realização das provas).
  • O prazo para apresentação do certificado de proficiência junto à CAPES se encerra no dia 02 de junho de 2018, impreterivelmente.

* O CT/UFC possui atualmente em vigência 5 projetos Brafitec, sendo 2 deles iniciados em 2015, 1 iniciado em 2017 e 2 iniciados em 2018. Cada projeto recebe 3 bolsas por IES brasileira participante mas distribuição interna de bolsas entre as instituições pode variar em função das especificidades de cada projeto.

Fonte: Prof. Dr. Carlos Estêvão Rolim Fernandes – Diretor Adjunto de Relações Interinstitucionais do Centro de Tecnologia da UFC.