Centro de Tecnologia apresenta proposta de convênio com o ITA durante a ST 2014

Data de publicação: 12 de janeiro de 2015. Categoria: Notícias

Na cerimônia que deu início à IX Semana de Tecnologia (ST) da Universidade Federal do Ceará, na noite de terça-feira (21), o diretor do Centro de Tecnologia (CT), Prof. José de Paula Barros Neto, entregou ao Reitor do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), Prof. Carlos Américo Pacheco, documento que detalha a proposta de cooperação entre a UFC e o Instituto.

Há cerca de um ano, professores das duas instituições elaboram a parceria que prevê intercâmbio de alunos e professores, reformulação no ensino de Engenharia, com foco em empreendedorismo, e aplicação prática do conhecimento para desenvolver tecnologias por meio da aproximação com o setor privado.

Também é listado na proposta o apoio e a orientação do ITA na criação do Centro de Estudos em Ciência e Engenharia Aeroespacial da UFC (Ceceae), que vai contar com professores e laboratórios do Centro de Tecnologia, do Centro de Ciências e do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) na formação de recursos humanos para o setor. O documento será agora analisado pelos professores do Instituto Tecnológico da Aeronáutica.

HISTÓRICO CT/ITA – Em agosto do ano passado, uma comitiva do ITA formada pelos professores Celso Hirata, Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa; Claudio Jorge Alves, Chefe da Divisão de Engenharia Civil; Marcelo De Júlio, Coordenador Programa Pós-Graduação em Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica; Carlos H. Ribeiro, Coordenador do Curso de Engenharia Computação e pelo engenheiro Carlos Blanco, assessor técnico do Programa de Expansão, reuniram-se com a direção e os professores do Centro de Tecnologia na UFC para acertar detalhes da cooperação. Em outubro, os professores de Engenharia da Universidade estiveram na sede do ITA, na cidade de São José dos Campos, com o mesmo objetivo.

ABERTURA DA ST – O Reitor da UFC, Jesualdo Farias, o Diretor do CT, Barros Neto, a Pró-Reitora de Extensão, Márcia Maria Tavares Machado, o Coordenador da Semana de Tecnologia, Prof. Alexandre Araújo Bertini, e o estudante de Engenharia Elétrica José Antônio de Barros Filho compuseram a mesa da solenidade de abertura da ST cuja programação prevê mais de cem atividades entre palestras, minicursos, workshops, desafios e visitas a empresas.

Barros Neto lembrou que há nove anos os alunos e professores do Centro começaram o projeto da Semana de Tecnologia, que hoje está consolidado e cresce a cada ano. “A Universidade é muito mais ampla do que somente a sala de aula, e o papel da ST é de abrir portas”, afirmou. Alunos de todos os cursos de Engenharia do CT compuseram a comissão organizadora e trabalharam durante três meses no evento. “Os alunos aprendem a trabalhar em grupo e negociar entre si. A Semana entrou no sangue do Centro de Tecnologia”, disse o diretor.

Em seu pronunciamento, o Reitor Jesualdo Farias lembrou que neste ano a UFC comemora 60 anos de sua fundação e hoje “é uma instituição que faz parte do patrimônio cearense”. Ele destacou que a Universidade está presente em quase todos os municípios cearenses com seus campi e ações de extensão.

O Reitor do ITA, Carlos Américo Pacheco, participou da abertura da ST INOVAR PARA REDUZIR DESIGUALDADES – A palestra do Reitor do ITA analisou a forma como a inovação tecnológica influencia o desenvolvimento socioeconômico do País e como a universidade pode dar suporte a isso.

Carlos Américo Pacheco argumentou que a agenda brasileira de inovação e a necessidade de aumentar a competitividade da economia são consenso para o setor público e privado. “Produzir no Brasil é caro, difícil e moroso”, disse ele. Pacheco apontou a necessidade de aumentar a produtividade no Brasil para reduzir desigualdades sociais; para isso, é preciso haver eficiência no setor público e inovação no setor privado.

“Não há sentido no desenvolvimento econômico se ele não for inclusivo, se não significar na prática uma melhora na qualidade de vida das pessoas, e crescer distribuindo renda só é possível se a gente faz crescer simultaneamente a produtividade”, explicou o conferencista formado em Engenharia de Eletrônica pelo ITA, com doutorado em Economia pela Universidade Estadual de Campinas e pós-doutorado na Universidade de Columbia (EUA).

“A universidade é um lugar sobretudo de formar gente”, ponderou, mas também, segundo ele, é seu papel criar um ambiente de inovação tecnológica dando apoio a empresas em uma aproximação que hoje é feita com visitas informais, congressos. O reitor revelou que, atualmente, ex-alunos do ITA, ao serem contratados pelas empresas, fazem a mediação de projetos com o Instituto.

Engenheiros com alta performance e produtividade são hoje uma necessidade no País, afirmou o reitor. “Fazer inovação significa que a gente tem de olhar para o currículo de vocês, se os engenheiros que a gente forma são capazes de inovar, se são empreendedores, proativos e capazes de ter liderança. O que passa pelos bancos da universidade são gerações de pessoas que serão cidadãs do mundo e precisam ter uma postura em relação a ele”, orientou.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Centro de Tecnologia da UFC – fone: 85 3366 9602